3 perguntas para os Ateus


Vemos todos os dias, perguntas e questionamentos daqueles que não acreditam em Deus para aqueles que tem fé, então, hoje vai ser o contrário. Farei 3 perguntas para eles refletirem sobre as coisas de Deus com mundo e sobre a nossa fé cristã questionada por eles.

Primeiramente, essas perguntas que vão ser feitas, respeitam totalmente a posição das pessoas que escolheram seguir ao ateísmo, não iremos discriminar ninguém por isso, pois é óbvio cada um tem a escolha que quiser e no quê acreditar. 

Então peço a esses, que respeitem a nossa escolha religiosa, a nossa fé e os nossos princípios cristãos, e que acima de tudo, somos pessoas e que erramos, porém somos aqueles que erram procurando acertar, assim como vocês, ok?


1. Por que alguns dizem que a Igreja é inimiga da Ciência?

Esse é um dos questionamentos mais comuns que nós temos. Muitas pessoas chegam e dizem:

  "Mas, a ciência prova o contrário disso!". 

Como também, muitos dizem daquela velha história de Colombo, que a Igreja o condenava a afirmar que a terra era um esfera e não um plano como era afirmado por muitos. E até hoje somos ridicularizados por afirmarem que a igreja defendia essa teoria.

Ou então, que a teoria evolutiva tira todo o crédito da teoria da criação, resumindo, Criação X Evolução. De que toda a ideia de que a criação do mundo surgiu de um simples estalar de dedos em 6 dias contados e que ta tudo certo, é errado.

Primeiramente, queria dizer que a Teoria de Colombo acima, como muitas outras foram pesquisas científicas do tempo da idade média, foram iniciadas pela própria Igreja Católica.

Tractatus de Sphaera Mundi é o nome do manual de astronômico que data 20 anos antes da viagem de "descoberta" de Colombo sobre a terra ter um formato esférico, e foi escrito pelo Monge Inglês John Holywood (Sacrobosco). Esse tratado foi usado muitas vezes como guia para navegantes como os portugueses. Ou seja, a igreja já apoiava e afirmava a teoria.



Quanto a Criação X evolução, é uma explicação beeeem longa, mas vamos resumir: não são palavras antagônicas, ou contrárias, mas sim complementares.

A criação do mundo por Deus em 6 dias, descrita em Gênesis, ela pode ser interpretada como a criação de vários elementos do mundo e sua evolução durante esse tempo corrido. Na Bíblia, tudo que é descrito e faz parecer que simplesmente as coisas vão surgindo, a luz, as plantas, os animais, mas não foi exatamente assim.

Devo lembrar que a Bíblia não pode ser encarado como um livro científico, pois não é um livro mas vários, escritos por várias pessoas, em tempos e lugares diferentes, e acima de tudo com interpretações diversas. cada um com seus estilos literários com o objetivo de passar a mensagem que os autores, inspirados por Deus, queriam passar. Se você quiser saber mais desse assunto clica aqui.


Pra terminar, criação divina foi um processo e não um instante. Esses 6 dias podem significar anos, séculos, milênios… não importa. O fato é que tudo foi um processo criador e não instantâneo. Portanto, a própria Escritura nos fala de certo processo evolutivo na criação. E todas as criaturas são meios para se conhecer a Deus, acessíveis a todos os homens (leiam Sab. 13, Sl 8 e Rom 1)

Entende o que o que quero mostrar? A nossa Fé não é contra a Razão, ou a Ciência não é contra a Igreja, as duas andam juntas, uma completando a outra, mostrando tudo o que foi criado por Deus e como entender melhor isso.

2. Por que vocês acham que rezar/orar por algo/alguém não leva a nada?


Vamos a definição do dicionário Aurélio para Orar:
Orar: 1 Pedir, rogar. 2 Discursar. 3 Falar em público. 4 Rezar.
Partindo desses pontos, nós pedimos por algo a Deus e obviamente desejamos que aconteça, mas...desde quando Deus é um simples site de compras online onde você tem o que você deseja instantaneamente? 

Como mostrei no ponto de antes, nada do que Deus faz é feito instantaneamente, e o maior porquê disso: é a sua liberdade ou livre arbítrio. Então, quando o pedido for feito ele vai ser atendido, porém você tem que correr atrás das oportunidades que Deus vai te lançar. É a velha piada:

"Como ganhar na MegaSena se nem o bilhete você foi comprar?"

Partindo do segundo ponto e terceiro ponto: Discursar e falar em público. Discursar ou falar algo em oração pra Deus é ter um diálogo com Ele, ou seja conversar. Ao conversar com Deus você desabafa, compartilha, divide momentos que te movem e te deixam leve, muito mais do que um pedido você vai estar em comunhão com Ele, e realmente sentindo o que é a Fé em um Deus de Amor.

E o ultimo: Rezar. Numa reza, como pai nosso por exemplo, você mostra o quão importante é aquele que está no texto. É uma forma de agradecer ou mostrar que ele é tão bom por estar sempre nos ouvindo.

Claro que com tudo que falei aqui acima, pode vir a pergunta: 

"Mas eu posso fazer isso tudo com um amigo, esposa, namorado, Mãe, Pai... não posso? "

Claro que sim, mas quem disse que essa pessoa te ouvindo também não é uma obra de Deus na tua vida. Tudo depende da sua fé ;)

3. Por que a maioria acha que não precisa de Deus para definir o que é bom ou mal?

Muitos ateus que conheci já me falaram algo do tipo: 

"Eu sou um boa pessoa, com ética, com princípios e valores , e não sigo ou preciso da fé cristã pra me dizer isso"


Ok. Essa questão pode ser relativa em vários casos , mas vamos refletir uma coisa: Querer ser livre de qualquer dos ensinamentos espirituais e religiosos cristãos e ainda sim ter os ideais e virtudes cristãos religiosos. Contraditório? Talvez.

O que vou falar agora vai ser pelos olhos da minha fé(obviamente). Existem pessoas livres de opiniões, livres para se expressar, por que Deus quis que você tivesse essa escolha.

Naturalmente, não se nasce sendo uma pessoa má, não fomos criados para isso, Deus nos criou voltados para Ele e, com o coração inquieto como dizia Sto. Agostinho, esperando que voltemos o nosso amor a Ele

Todos gostam das criações, mas se esquecem de se voltar pra quem as criou. Todo mundo gosta de uma música ou um livro, mas muitas vezes não se interessa pelo autor. 

Deus criou você livre e bom como uma Mãe que larga o bebê de seus braços e o vê caminhar sozinho, mas sempre espera que ele volte pros braços dela. Então é natural, que você tenha essa virtudes em você, você foi criado com elas, mas muito se esquecem ou não querem colocá-las para fora.

Vou terminar com esse video e mais uma vez repito: essas são perguntas respeitosas e reflexivas para pessoas que escolheram ser atéias possam pensar um pouco, então, fiquem a vontade para responder e dialogar aqui abaixo nos comentários, ok?


Deus abençoe você! Salve Maria!

*Textos e referências usadas, e inspirações para se aprofundar nos assuntos abordados:

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Mais Jesus

Viver no Espírito de Deus nos torna cada vez mais próximo dele. #Maisjesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário