Por que numa manjedoura?


Já pensou no porquê Jesus foi posto numa manjedoura? Por que o Salvador que nasceu para nós se permitiu nascer em lugar tão sujo e tão simples?

Nós podemos responder essas perguntas com um simples trecho do Evangelho de Lucas.
E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Lc 2,4
Ok. Vamos fazer um Raio X dessa passagem usando estas 3 perguntas:
  • Por que teria o Pai tolerado que o Seu bendito Filho nascesse numa estrebaria? 
A resposta imediata seria uma transcrição direta do texto, nasceu ali pq não havia lugar na hospedaria, mas, o propósito maior foi para que Ele se igualasse ao homem. Já parar se identificar com a nossa miséria e sofrimento humano, é meio que uma restauração do valor humano. 

Lembre-se que Adão foi o primeiro homem, e que ele foi criado num lugar perfeito, feito como tudo que há de bom e melhor, criado por Deus, mas ele caiu em pecado, trazendo assim varias tristes consequências. 

E assim sofre Deus, pois ele chegou, ninguém o quis, nem na hospedaria e nem em lugar nenhum! E até hoje ninguém o quer, nas escolas, na sociedade, no mundo dos negócios, entre a grande multidão dos que buscam seus próprios prazeres, no âmbito político, nos jornais, nem mesmo em muitas das igrejas. Para que no final, o que o mundo deu ao Salvador foi um estábulo como berço, uma cruz para morrer, e um túmulo emprestado para receber Seu corpo sem vida.
  • Por que numa Manjedoura?
O presépio é o lugar dos animais do campo e a manjedoura o lugar onde eles se alimentam. Jesus sendo colocado ali entre os animais no centro de todo o estabulo/estrebaria, se tornou acessivel a todos! Alcançar a Jesus num estabulo é muito mais fácil do que se ele fosse concebido em grandes palácios ou templos, onde só alguns podiam vê-lo. 

Dos mais humildes até os de grande posse, todos conseguem ir ao encontro dele naquele momento, hoje  e sempre. Por que Deus quer ser sempre solicito conosco, independente de como estamos ou somos, felizes, tristes, ricos, pobres, homem, mulher, Deus está lá para quem quer.
  • Que lições espirituais podemos aprender do fato de Ele ter sido colocado numa manjedoura?
Para demonstrar o tamanho da Sua pobreza
“Vós conheceis a bondade de nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo rico, se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer por sua pobreza.” 2 Coríntios 8,9

Desde o começo, Ele veio a mostrando o quão pobre ele ficaria, pois no futuro, ele iria evangelizar nos lugares, mas não tinha dinheiro para se hospedar em lugar nenhum. Quando questionavam ele sobre a quem servir a Deus ou acessar, ele não tinha uma única moeda no bolso para provar sua resposta. E até quando fez a Santa ceia foi na casa de um amigo.

Ele não foi nada mais que um estrangeiro sem nada, que veio nos trazer tudo, de graça! então seja pobre de si mesmo que você será rico do próprio espirito de Deus!

Agora que você entendeu eu aconselharia você a conseguir um presépio de natal, ou fazer o seu próprio. Para cada vez que você olhar para ele se lembrar dessas 3 coisas: 
  • Ser acessível a todos sem distinção, 
  • Se iguale a todos sendo humilde e entendendo a todos 
  • Seja pobre de si, compartilhe com outros a sua alegria
Amém?
Deus abençoe você! Feliz Natal!
Salve Maria!
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Mais Jesus

Viver no Espírito de Deus nos torna cada vez mais próximo dele. #Maisjesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário