Jejum o que é? Como fazer?

         

       Graça e Paz! Como você já sabe, se não, ta sabendo agora (risos) estamos fazendo uma série sobre a quaresma, mais especificamente sobre práticas comuns na quaresma, mas que muitos nós não sabemos vivenciar de maneira eficaz. Hoje vamos falar sobre o jejum: O que é? Pra que serve? e como fazer?

         A igreja chama o jejum, a esmola e a oração de "remédios contra o pecado", pois cada um, a seu modo nos ajuda a vencer o...? O pecado. ACERTOU!!

        A prática, nos permite ter domínio das nossas más inclinações, e assim  nos possibilita vencer as tentações, nos leva a ordenar aquilo que em nós está em desequilíbrio ou desordenado  e abre nosso espirito as virtudes necessárias para nossa santificação.

O jejum nos eleva e nos aproxima de Deus. Ele não pode ser algo triste, tedioso ou enfadonho, mas um exercício feliz, harmonioso e profundo com você mesmo e com Deus.

"Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á." (Mt 6,17-18)

Ou seja, o jejum é entre você e Deus. Não precisa, ou melhor, não devemos sair falando pra todo mundo que estamos fazendo. 

Outro ponto importante que vale ressaltar é que jejum não é dieta. Se você que perder peso consulte uma nutricionista! 

Jejum tem como finalidade nos aproximar de Deus e nos fazer crescer em virtudes, por isso deve ser acompanhado de oração e não de aulas de aeróbica. Mais um  ponto que vale a a pena destacar  é o jejum que Deus aprecia (cf. Is 58,1-9)

O jejum correto deve abrir nossa alma para Deus e aos irmão, por isso é necessário junto com o jejum: a oração, o bom trato com as pessoas, praticar a justiça e reverter a economia conquistada com o jejum em benéfico dos que precisam. 

Cada pessoa é unica e tem suas particularidades por isso cada uma deve realizar a forma de jejum mais apropriada.


Veja mais sobre uma outra penitência tão importante quanto essa, a Esmola:A importância de dar esmolas
A Canção Nova disponibilizou de uma maneira bem lúdica 4 principais tipos de jejum. Vale a pena conferir e saber como fazer um jejum bem feito e que gere em nós bons frutos.

se você quiser  ver o original clique aqui 
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Amanda Paixão

Viver no Espírito de Deus nos torna cada vez mais próximo dele. #Maisjesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário