Mas afinal o que é penitência?


Você, assim como eu, provavelmente já parou pra pensar e questionar no que significa a palavra penitência. Muitos de nós só ouvimos essa palavra na quaresma e olhe lá. Sabia que a penitência precisa estar presente na nossa vida durante o ano inteiro e não só na quaresma? Não!! Então continua lendo esse texto que você vai entender.

Hoje em dia é fato que a nossa sociedade busca o prazer pelo prazer é quase que proibido falar: NÃO! Por isso estamos cada vez mais construindo uma sociedade mimada, fraca e imediatista.  Essa realidade também atinge os cristãos fazendo que  muitas vezes o nosso corpo tenha  domínio sobre a nossa alma. Abrindo em nós portas para os vícios, o pecado e para o desamor 
“Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26,41)
A carne significa nossa humanidade que é fraca, pois foi contaminada com o pecado original e só com nosso espírito fortalecido podemos dominar as más paixões e inclinações que nos afastam de Deus. Com certeza você já deve ter lido ou ouvido essa frase: Se a carne é fraca fortalece seu espírito.

E exatamente para esse fortalecimento do espírito que entram as penitências. Penitência em um conjunto de ações (boas ações) que nos auxiliam a dominar os prazeres da carne e elevar nossa alma a conquistar as virtudes.

Há duas realidades de penitência. 

·         Virtude da penitência
·         Sacramento da penitência

A primeira realidade é que vamos falar agora já a segunda estará nas nossas próximas postagem. Ok?

A penitência não é um fim, mas ela é um meio para a nossa santificação, despego do que é mundano e uma abertura ás virtudes. É considerado penitência: Jejum, mortificação, abstinência, oração esmola (tudo que exige de nós algum esforço tanto interior quanto exterior) Calma que vou explicar melhor:


  • Vamos supor que você esteja caindo no pecado da gula. O que fazer para tentar vencer (dominar) esse pecado? Acertou quem pesou no jejum.
  • Mas agora vamos supor que alguém que você conhece é muito soberbo/ orgulhoso e acha que todos devem lhe obedecer e servir. Qual a penitência mais adequada pra ele (a)? Muito bem a oração 
  •  E se a pessoa for avarenta demais. Qual a melhor opção para ela? Isso mesmo a esmola.
      Notou a demissão dessas palavras: jejum, oração e esmola. Eis o que a igreja nos convida a viver na quaresma!! 

Nesse tempo propicio para conversão e de preparação para a páscoa é fundamental nos esforçamos e buscar realizar alguma penitência, pois quem ama se sacrifica, foi isso que Jesus nos ensinou na cruz e se queremos viver o verdadeiro cristianismo também nós precisamos nos sacrificar por a amor a Deus e aos irmãos.   
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Amanda Paixão

Viver no Espírito de Deus nos torna cada vez mais próximo dele. #Maisjesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário